quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Planetas Diamante, provavelmente seco e inóspito para a vida.

O conceito deste artista destaca as diferenças entre um planeta-cheio oceano baseada em silicato  semelhante à da Terra (esquerda) e um planeta seco que é rica em  carbono. Os pesquisadores dizem que as chances são baixas que a vida tal como a conhecemos,  requer água em estado líquido, que prosperem sob as condições áridas de um mundo à base de carbono. Crédito: NASA / JPL-Caltech
Apesar do carbono ser o principal bloco de construção da vida na Terra, é relativamente escasso em nosso sistema solar. Nosso Sol é realmente uma estrela pobre em carbono, e nosso planeta é composto principalmente de silicatos, disseram os cientistas.

Mas imaginar que possa parecer um sistema exoplaneta à base de carbono, um grupo de pesquisadores financiados pela NASA atentaram-se para os modelos teóricos. A equipe descobriu que sistemas solares alienígenas ricos em carbono provavelmente não tiveram sido atingidos por cometas gelados e asteróides o que se pensa ter dado origem aos oceanos da Terra.

Estas rochas espaciais geladas são oque se pensa  ter originado em nosso sistema solar  além de um limite chamado de "linha de neve" antes de bater na Terra e depositar água em sua superfície. Mas nos modelos de sistemas estelares ricos em carbono, esta água era inexistente.

"Não há nenhuma neve além da linha de neve," Torrence Johnson de Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, disse em um comunicado.

Os resultados podem influenciar a forma como os cientistas vêem planetas rochosos potencialmente habitáveis ​​como a Terra que se escondem fora do nosso sistema solar. Exoplanetas em a "zona habitável" se posicionam em uma órbita em torno de sua estrela onde as temperaturas seriam quentes o suficiente para água de uma piscina ser colocada a superfície. Mas a composição química do planeta poderiam influenciar ou não a água líquida é ainda há outras possibilidade o que sugere uma investigação sobre.

"Todos os planetas rochosos não são criados iguais", Lunine disse em um comunicado. "So chamados planetas diamante do tamanho of Earth, se eles existirem, seu  olhar é  totalmente alienígena para nós: sem vida, sem oceanos, mundos do deserto."

Os resultados do modelo de computador foram publicados no Astrophysical Journal no ano passado. A pesquisa também foi apresentado este mês na Divisão Sociedade Astronômica Americana de Ciências Planetárias reunião em Denver.

Fonte: Space.com