quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Armazenamento de Dados em DNA torna-se realidade

Como já postamos aqui anteriormente sobre armazenamento de dados em DNA, eis  mais uma notícia sobre o assunto.

O DNA é o bloco de construção da vida, mas, no futuro, também pode ser o repositório padrão para enciclopédias, música e outros dados digitais. Cientistas anunciaram que converteu com êxito 739 kilobytes de dados do disco rígido no código genético e, em seguida, recuperou o conteúdo com 100 por cento de precisão. Os pesquisadores começaram com os arquivos de computador de alguns destaques notáveis ​​culturais: uma gravação de áudio de MLK Jr. 1963 "I Have a Dream" discurso, todos os 154 sonetos de Shakespeare, e, oportunamente, uma cópia de Watson e papel Crick pesquisa original descrevendo a estrutura do DNA de dupla hélice.

Em um disco rígido, esses arquivos são armazenados como uma série de zeros e uns. Os pesquisadores elaboraram um sistema para traduzir o código binário em um com quatro caracteres vez: A, C, G e T. Eles utilizaram este código genético para sintetizar cadeias reais de DNA com o conteúdo incorporado na sua própria estrutura. A saída foi realmente muito inexpressivo: apenas um smidgeon de coisas pouco visível na parte inferior de um tubo de ensaio. O fator wow surgiu quando inverteu o processo. Os pesquisadores sequenciaram o genoma do DNA carregado de dados e traduziu-lo de volta em zeros e uns.

O resultado foi uma re-criação do conteúdo original, sem um único erro, de acordo com os resultados publicados na revista Nature na quarta-feira. Então, o que o DNA que oferecem outros métodos de armazenamento de dados não fazer? Um deles, que pode embalar dados realmente densamente. Uma grama de DNA tem mais de um milhão de CDs, de acordo com os pesquisadores. Dois, DNA dura um tempo muito longo numa gama de condições.

Ele não é tão sensível ou frágil como centros de dados existentes. Três, o DNA tem uma reputação para armazenar com segurança informações: Ele mantém a história de toda a vida na Terra, um currículo difícil de topo. Esta não é a primeira vez que o DNA tem sido usado para armazenar dados, mas a mais recente iteração é muito mais eficiente, preciso e escala de poder do que seus antecessores.

O método seria especialmente útil para arquivos que precisam ser armazenados de longo prazo sem acesso freqüente, atuando como um backup de emergência, em vez do que um substituto prático para o seu flash drive. A única coisa segura a tecnologia de volta neste momento é o custo. Seqüenciamento e especialmente sintetizar o DNA é um processo caro, mas como a maioria das novas tecnologias, que está ficando cada vez mais barato. Os pesquisadores dizem que o armazenamento de dados de DNA pode ser uma solução em larga escala, para até 2023.

Fonte: blogs.discorverymagazine.com/

"Essa pode ser uma ótima opção para que a nossa geração possa armazenar dados significativos sobre a nossa existência".