quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Quinze novos planetas descobertos em zonas habitáveis ​​- "descoberta de vida extraterreste é inevitável".

Quinze novos planetas que orbitam zonas habitáveis foram descobertos por voluntários do projeto Oxford University Zooniverse, somando-se um total de 34 planetas semelhantes já descobertos em zonas habitáveis, onde a temperatura é nem muito quente nem muito frio para a água líquida . As novas descobertas sugerem que pode haver um aglomerado com todos os tipos de mundos estranhos em regiões que poderiam sustentar a vida.

"Há uma obsessão em encontrar planetas semelhantes à Terra, mas o que estamos descobrindo, com planetas como PH2 b, é muito estranho", disse o Dr. Chris Zooniverse chumbo Lintott da Universidade de Oxford. "

Júpiter tem várias grandes luas ricas em água - imagine arrastando esse sistema para a região confortavelmente quente, onde a Terra esta. Se tal planeta tivesse luas do tamanho da Terra,  não veríamos  Europa e Calisto, mas mundos com rios, lagos e todos os tipos de habitats - um cenário surpreendente que pode ser apenas comum ".

"Estamos vendo o surgimento de uma nova era no projeto caçadores de planetas onde nossos voluntários parecem ser pelo menos tão eficientes quanto os algoritmos de computador em encontrar planetas que orbitam a distâncias zona habitável das estrelas ", disse o cientista-chefe Planethunters Professor Debra Fisher .

"Nós podemos especular que PH2 b pode ter uma lua rochosa que seria adequado para a vida. Eu mal posso esperar pelo dia em que astrônomos anunciarem sinais de vida em outros mundos, em vez de apenas localizar ambientes potencialmente habitáveis. Isso pode acontecer a qualquer momento. "
 "Estes são candidatos a planetas que passaram desapercebidas  dos astrónomos profissionais  e resgatado por voluntários em frente de seus navegadores da web", disse Lintott. "

"Em geral, temos demonstrado que não são tão únicos como se pensava. O nosso sistema solar se assemelha  a outros  ​​sistemas planetários dentro da nossa galáxia. Desta forma, nossos resultados servem para corroborar os resultados de outras pesquisas que indicam que planetas como a Terra são mais difundidos no universo do que se acreditava anteriormente ", diz o professor Martin Bizzarro, chefe do Centro de Formação Estrela e Planeta na Universidade de Copenhague.